Comunicado AAIPCA - Residência de Alunos

Cara comunidade académica, 

No dia 30 de março, pelas 11.30h, o Conselho de Acção Social reuniu com o Presidente do IPCA Prof. Dr. João Carvalho, a Diretora dos SAS Dra. Sofia Coelho, o Presidente da Associação Académica André Soares e um aluno Bolseiro da Instituição, para debater assuntos relativos aos apoios sociais, nomeadamente a questão da Residência dos Estudantes. 

Um dos problemas que sempre afetou o IPCA foi o fato de não haver uma residência universitária. Nessa ausência, a Instituição por mérito próprio, nos antigos Serviços Centrais do IPCA decidiu adequar o espaço para uma mini residência para os alunos bolseiros e alunos carenciados/fundo de emergência.

O projeto inicial disponibilizou um número mínimo de quartos para os alunos com mais necessidades, estando agora previsto uma ampliação dessa residência para abranger cada vez mais alunos que venham a ingressar na nossa Instituição, sendo que a nossa preocupação é o bem estar desses alunos.

O regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo prevê a atribuição de um complemento de alojamento aos estudantes bolseiros deslocados. No caso dos Politécnicos/Universidades que têm Residência de Estudantes, esse complemento só é atribuído àqueles que ficarem alojado nas Residências. Os estudantes que optarem por não ir para a Residência Universitária, a Instituição não comparticipa nas despesas de alojamento desses estudantes.

O IPCA devido ao facto de não possuir ainda uma residência universitária, os alunos bolseiros recebem um complemento de alojamento num valor máximo de 125€, podendo escolher alojamentos privados (quartos/casas). Assim nenhum aluno do IPCA, nomeadamente os estudantes bolseiros deslocados é prejudicado pelo facto da Instituição não possuir uma Residência de Estudantes.

Neste ano lectivo o complemento de alojamento é atribuído a 172 alunos. O número total de estudantes do IPCA abrangido por algum apoio social (Bolsa de Estudo, Fundos de Emergência e Bolsa de Colaborados) ascende a cerca de 1600 estudantes, contribuindo-se desta forma para a inclusão dos estudantes mais carenciados.

Saudações Académicas,

André Soares

 Imprimir  Email