Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est Lorem ipsum dolor sit amet.

At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer blandit nunc in est efficitur, nec sollicitudin risus efficitur. Etiam elementum fermentum ligula, non sodales magna dictum quis. Integer sollicitudin pulvinar nisl. Morbi ut ligula sed libero ultricies tincidunt. Proin tristique lorem neque, sit amet vulputate mi congue quis. Vivamus consequat dapibus neque, in varius lacus euismod non. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Phasellus porta vestibulum turpis, a ultricies dolor rutrum sit amet.

Vivamus elementum finibus viverra. Aenean dictum purus quis felis congue molestie. Curabitur sit amet eros vestibulum, placerat mi in, porttitor tortor. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Fusce hendrerit dui ac eros pretium commodo. Ut tincidunt tincidunt velit sed tincidunt. Aliquam ac elit at justo ultrices tincidunt. Mauris aliquet aliquet enim at sagittis. Suspendisse eu libero pellentesque, ultricies libero non, consequat turpis. Nam congue semper enim quis tincidunt. Sed in metus sit amet sapien accumsan bibendum.

Aliquam a massa urna. Nam nec elit lacinia, consectetur ante interdum, pretium erat. Donec euismod in libero quis vehicula. Praesent molestie blandit dolor, ut viverra felis ultrices in. Vestibulum viverra nec arcu id vehicula. Curabitur ut nibh eget tortor aliquam blandit euismod eu risus. Aenean libero massa, tempus auctor tortor varius, iaculis euismod lorem. Sed vestibulum facilisis elit, ut tristique leo posuere a. In hac habitasse platea dictumst. Vivamus consectetur libero ut rhoncus euismod. Nunc pellentesque in metus a malesuada. Curabitur nec rhoncus elit. Pellentesque in erat a tortor mattis fringilla.

A Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave surgiu inicialmente como um grupo de serenatas no final do ano lectivo de 2000/2001.

Decorria então o ano da graça de 2001 na cidade de Barcelos, também conhecida entre antigos como Rainha do Cávado, afamada pelos ilustres filhos da terra Dom Nuno Alvares Pereira e Gil Vicente e também pela lenda mundialmente conhecida: do Galo (de Barcelos). Apresentou-se pela primeira vez no dia 7 de Dezembro desse mesmo ano, fruto da adesão por esses dias de novos elementos com o imprescindível gosto pela música e a forte vontade de cantar e encantar.

E assim nasceu a Tuna Académica do IPCA que, com a ajuda do Deus Baco e com a inspiração emanada pelas belas donzelas da academia, do nosso Portugal e além fronteiras, espalha alegria, romantismo e boa disposição à sua passagem.

Desde então, a TAIPCA tem corrido o país e estrangeiro em festivais e encontros de tunas, serenatas, festas e romarias, eternizando para a memória momentos inesquecíveis de música, serenatas, copos, amizades e amores.

Junta-te a nós e faz-te um TUNO.

Bem Hajam todos que connosco partilham o movimento TUNAE, defendem as tradições académicas e apoiam a TAIPCA.

Ensaios: Terças às 21h e Quartas às 22h

Foi no dia 06 de Junho de 2002 que, com grande força de vontade e o gosto particular pela musica e pela vida académica, nasceu a Tuna Feminina do IPCA. Inicialmente com apenas 9 elementos a TFIPCA conta hoje com cerca de 75 elementos, dos quais apenas 20se encontram no ativo. A força e a vontade de crescer tem exigido muito trabalho, empenho e dedicação, mas é com muito orgulho que a TFIPCA leva os seus esforços a bom porto.

Querendo sempre alcançar mais a Tuna Feminina do IPCA começa então a organizar o seu festival Capas Traçadas, que conta com treze edições realizadas.

Com um espírito característico, a TFIPCA não se rege só pela boémia, mas também defende os valores como a solidariedade tanto entre os elementos pertencentes ao grupo como para com a sociedade em geral. Um dos contributos da TFIPCA é feito através de um evento, de seu nome IPCA Solidário, que junta os grupos académicos em prol de uma causa barcelense, que já conta com sete edições.

Vivendo de sucessos, esta Tuna leva, através da música, os recantos de Barcelos ao resto do país, dando a conhecer nas suas músicas os verdadeiros sentimentos académicos que só quem vive os sente.

Hoje podemos dizer que existe uma Tuna Feminina na nossa instituição, a Tuna Feminina do IPCA.

A TFIPCA prima pelo espírito académico, com um vasto cancioneiro, ele imensamente tradicional, contando com músicas como “Que o amor não me engana” e “Canção de Embalar” de Zeca Afonso, “Lembra-me um Sonho Lindo” de Faustoe também temas originais como “Barcelos” um hino à cidade que nos acolhe.

Ensaios: Segundas pelas 21h e Quartas pelas 19h

A TMIPCA surge da vontade de quatro estudantes do IPCA que, unidos pela música e pelo espírito boémio, sentiram a necessidade de criar uma tuna mista num instituto onde existia já uma tuna masculina e uma tuna feminina. A 18 de Setembro de 2017, com um misto de sentimentos e contando já com 9 elementos, a TMIPCA atuou pela primeira vez no WELCOME IPCA 17, evento que visa receber os novos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Ao longo destes três anos de atividade, a Tuna Mista do IPCA conta já com várias atuações e festivais. Entre eles, o tão esperado I Trovas D'alcaides - Festival de Tunas Mistas da Cidade de Barcelos, organizado pela própria TMIPCA no ano de 2018. Este conta já com a segunda Edição, agora com um novo nome: II Alcaides - Festival de Tunas Mistas da Cidade de Barcelos.

Ensaios: Segundas pelas 18h:30m e Quartas pelas 21h:30m

O Coro Académico do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CAIPCA) foi fundado em 2009, por alunos do Instituto Politécnico do Cávado e doAve tendo sido constituído como Associação sem fins lucrativos à posteriori. Tem como objetivo a promoção e divulgação da cultura, das tradições académicas, da música e do Instituto.

Os elementos pertencentes ao CAIPCA são alunos e alumni’s do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Um grupo com diversificados interesses musicais, que tenciona partilhar, enriquecer e evoluir, quer musicalmente quer intelectualmente. Promovemos o espírito académico, os costumes e tradições.

Somos presença em todas as Missas do Caloiro e de Finalista da nossa academia, sendo os momentos mais marcantes para os alunos da Instituição.

Ensaios: Quintas pelas 21:30h

O Gallus Gallus, Grupo de Fados do IPCA, foi fundado a 3 de Abril de 2009 por um grupo de 5 estudantes do IPCA com uma grande paixão pelo Fado.

Com a ajuda do Grupo de Fados do ISEP, que ajudou na técnica e cedeu algumas músicas aconselhadas ao nível do grupo, realizou-se a primeira Serenata Monumental.

Desde então que o Gallus Gallus tem sido responsável pela realização das serenatas durante as semanas académicas, assim como contribuí com a sua música para outros eventos, dentro e fora do IPCA.