Os departamentos constituem as unidades de trabalho da AAIPCA. Cada departamento tem um conjunto de responsabilidade e objetos a cumprir, assegurando o permanente funcionamento da AAIPCA, assim como o cumprimento do plano de atividades anual e demais atividades.

Cada departamento atua numa área de trabalho, dando prioridade às áreas pedagógicas, nomeadamente a área social, cultural, desportiva e da política educativa.

A Ação Social é um dos pilares fundamentais da AAIPCA, sendo que o departamento trabalha ativamente em projetos de foro social, providenciando apoio social à comunidade académica.

As ações solidárias são bastante importantes para o crescimento de uma academia responsável, consciente e unida, pelo que sugerem atividades, recolhas e propostas para o bem-estar de todos os estudantes da comunidade IPCA.

É sua responsabilidade apoiar os alunos com fragilidade social ou ser capaz de esclarecer os estudantes no que toca aos apoios necessários e encaminhá-los para as autoridades competentes.

O departamento é responsável pela criação de conteúdo, imagem e gestão de da comunicação da AAIPCA.

Gere a comunicação com a comunidade académica através de todas as plataformas e redes sociais disponíveis, mantendo um contacto de proximidade com os alunos.

Este departamento garante, ainda, o design de todas as publicações, logótipos, e-mails ou site da AAIPCA, bem como os comunicados e todas as informações importantes dirigidas aos estudantes.

É o seu objetivo manter os estudantes sempre atualizados, informando-os, e assume-se, ainda, responsável por garantir a parte gráfica sempre que seja necessário.

Com a abertura dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, surgiu a necessidade de integrar os alunos deste novo ciclo na realidade académica.

Sendo que a maior parte destes alunos, encontram-se dispersos por diferentes pólos da Instituição, cabe a este departamento representar os alunos de CTeSP, atribuindo uma voz ativa as suas opiniões e organizar diferentes atividades no seu âmbito.

A prática desportiva é fundamental para ao desenvolvimento pessoal dos alunos e sobre esse pretexto o departamento assume-se como o principal organizador de atividades desportivas, com o objetivo de impulsionar a prática desportiva na comunidade académica.

As atividades organizadas inserem se no foro desportivo, como torneiros e workshops na área desportiva, aumentando assim a adesão por parte dos alunos a atividades de cariz desportivo.

Atualmente, o departamento dedica-se aos e-Sports, criando a primeiro equipa de jogos eletrónicos do IPCA.

Mantém também a inscrição da AAIPCA, na Federação Académica de Deporto Universitário, mantendo a participação estudantil em provas desportivas federadas.

Os acessos a oportunidades de emprego constituem uma parte importante no término da formação académica dos estudantes, e como tal, este departamento facilita o contacto entre as empresas e os estudantes.

De entre as atividades que organiza, encontram-se a colaboração com Feira de Emprego do IPCA “GrowUp”, a realização de Masterclass’s, debates com empresas de diversas áreas.

É sua responsabilidade prestar auxílio aos alunos que procuram emprego.

O departamento presta auxílio a todos os estudantes estrageiros que chegam ao IPCA, através dos mais variados programas de mobilidade.

É sua responsabilidade providenciar apoio logístico, assim como dar a conhecer a área e as suas valências providenciando um ambiente confortável e integrador.

As atividades organizadas, constituem diversas viditas ao Campus e à Cidade de Barcelos, assim diversos workshops e eventos, que dão a conhecer os monumentos e a história da Cidade.

Este departamento também providencia apoio aos alunos nacionais que pretendem de alguma forma ingressar nos programas de mobilidade.

O seu pronto forte e tornar a experiência de um aluno estrangeiro em Barcelos muito mais confortável e memorável.

A intervenção na Política Educativa é uma das principais responsabilidades da AAIPCA.

A principal responsabilidade deste departamento é o apoio pedagógico ao aluno.

Como tal, este departamento representa e defende os interesses dos alunos, em todos os Órgãos de gestão da instituição, apresentando ideias, críticas ou sugestões, para a melhoria geral das condições de estudo dos alunos.

Este departamento é responsável pelos eventos de pequena ou grande escala organizados pela AAIPCA, sendo que os seus membros orientam a sua organização.

A “Queima do Galo” e o “IPCAliza-te” são 2 das atividades principais a cargo deste departamento.

Também este departamento serve de suporte à organização das mais diversas atividades, providenciando uma base de suporte aos restantes departamentos.

O departamento defende as boas praticas e a ligação da academia às tradições académicas. Estima a relação com os grupos académicos e a praxe, analisando situações e organizando atividades ou iniciativas conjuntas.

De entre algumas das atividades organizadas encontram se as missas de Caloiros e Finalistas e atividades envolventes.

Uma das suas funções é estabelecer a ligação dos grupos académicos e impulsionar a prática de tradições académicas por todos os estudantes da Instituição.

As práticas das Tradições Académicas marcam bastante o percurso académico de cada estudante e, por isso, o Departamento de Tradições Académicas pretende torná-lo inesquecível.