IPCA recebe 800 alunos no “Welcome IPCA 2019”

17 Setembro 2019

O IPCA recebeu, na segunda-feira dia 16 de setembro, os mais de 800 novos estudantes que ingressaram o ano letivo 2019/2020.

IPCA recebe 800 alunos no “Welcome IPCA 2019”
Sessão Solene de Abertura do Welcome IPCA

Inserido na 8ª edição do programa “Welcome IPCA 2019”, na semana de 16 a 19 de setembro, o primeiro dia ficou marcado pela apresentação institucional do IPCA aos novos estudantes dos cursos de licenciatura, do regime laboral e pós-laboral, que foram recebidos pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pela Provedora do Estudantes, Irene Portela e pelo Presidente da Associação Académica do IPCA, João Pereira.  

No seu discurso de boas-vindas, a Presidente do IPCA apelou aos jovens estudantes para que façam “a diferença na sociedade” e deixem uma “marca positiva e nunca desistam. Levar este projeto a bom porto é um desafio vosso, mas também nosso e tudo faremos para que tenham sucesso”. Maria José Fernandes frisou ainda no ano em que o IPCA assinala os seus 25 anos que este “é um ano especial pois também o IPCA tem uma história que se forma por todos aqueles que por aqui passaram, tal como vocês, que serão os nossos embaixadores e já fazem parte desta história”. 

Na sua intervenção, a Provedora do Estudante frisou que o IPCA está atento às necessidades dos estudantes e “a partir de hoje têm que se integrar, estudar e não optar pelo caminho mais fácil que é desistir. Este é o desafio das vossas vidas e o que vos é pedido é que tenham sucesso e nós estaremos sempre deste lado para vos apoiar e combatermos o abandono escolar”. 

O Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), anunciou no seu discurso quebrevemente, estará disponível uma aplicação da AAIPCA para que todos os estudantes estejam a par do calendário académico. João Pereira mencionouaindaas frentes onde a AAIPCA está ativa como “a discussão política educativa, lutar pelos direitos e interesses tanto internos como nacionais dos estudantes e na atribuição de bolsas”. O Presidente terminou o seu discurso referindo aos novos estudantes que “estes serão os melhores anos das vossas vidas”. 

No final da sessão institucional, os novos estudantes foram recebidos pelos respetivos diretores das escolas e posteriormente pelos diretores de curso que os conduziram numa visita guiada ao Campus. De referir ainda que o IPCA recebeu 800 novos estudantes de licenciatura, mais de 700 estudantes em regime dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e mais de 300 alunos de mestrado.