IPCA apresenta o Orçamento Participativo

8 de Novembro, 2019, 18:08

IPCA apresenta o Orçamento Participativo

Decorreu no dia 7 de novembro, na Biblioteca José Mariano Gago, no Campus do IPCA, a apresentação do Orçamento Participativo aos estudantes desta Instituição.

IPCA apresenta o Orçamento Participativo
© Associação Académica do IPCA

O objetivo fundamental incentivar à participação da comunidade estudantil na governação da instituição, desafiando os estudantes a desenvolver o seu sentido de responsabilidade social, de resolução de problemas e pensamento crítico.  Pretende promover a comunidade académica, a equidade, a inclusão, a transparência e a descentralização de poderes.

Com este primeiro Orçamento Participativo do IPCA pretende-se que a comunidade estudantil do IPCA “desenvolva o seu sentido de participação cívica e democrática. Os estudantes do IPCA podem contribuir ativamente para a construção de uma academia com a qual se identifiquem. É, pois, importante que estes sejam parte integrante do processo de participação e de decisão”, referiu esta tarde a presidente do IPCA, Maria José Fernandes no âmbito do que é a missão e estratégia do IPCA.

João Pereira, Presidente da Associação Académica do IPCA, agradeceu à Presidente Maria José Fernandes a possibilidade de os estudantes serem parte integrante deste projeto e que o mesmo permite aos estudantes a participação efetiva na gestão da instituição.

A Presidente do IPCA acrescentou que “Este processo de orçamento participativo visa dar à comunidade estudantil os instrumentos adequados para que possam participar ativamente no âmbito dos respetivos direitos e deveres inerentes de um correto exercício da sua participação cívica para o integral cumprimento da missão e das atribuições do IPCA.”

O valor do Orçamento Participativo do IPCA para o ano de 2020 é de 10.000,00 euros.