Receção ao Caloiro – IPCAliza-te ‘20

9 de Novembro, 2020

A Associação Académica do IPCA realizou mais uma edição do "IPCAliza-te ‘20", nos dias 5 e 6 de novembro. Face à situação atual em que o país se encontra, provenientes da COVID-19, o programa de integração ao caloiro este ano realizou-se em formato online.

© Associação Académica do IPCA

O programa repleto de workshops, torneios de jogos e música contou com a presença dos Grupos Académicos do IPCA e com vários artistas convidados sendo os momentos projetados através das redes sociais da AAIPCA, nomeadamente das páginas de facebook, instagram e twitch.

O evento deu início com a atuação do grupo Gallus Gallus e a habitual serenata ao caloiro tendo atingido números excelentes de visualizações e, na sexta-feira, o direto exclusivo dos artistas convidados, sendo os nomes revelados na própria noite, conquistou 40.000 pessoas e soma mais de 11.000 visualizações. Dos artistas fazem parte nomes habituais das Queimas do Galo. O primeiro artista convidado a subir ao palco foi o cantor de hip-hop Mundo Segundo que achou a experiência “diferente por não existir interação com o público, mas ainda assim bem melhor do que estar em casa a absorver informação negativa”. Seguiram-se os Supa Squad que gostam sempre de voltar a Barcelos e viram nesta iniciativa da AAIPCA uma “boa oportunidade apesar desta situação em que o país se encontra”. A fechar este o IPCAliza-te esteve o Jymmy P, que já esteve a atuar várias vezes em Barcelos onde é sempre “bem recebido, apesar deste contexto ser diferente, mas é sempre uma janela para exercer a nossa profissão e fazer o que gostamos”. Os concertos decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

O feedback da comunidade IPCA foi muito positivo e pode até rever-se alguns comentários nos diversos diretos como “excelente noite que nos proporcionaram AAIPCA” ou até mesmo mensagens de união nesta situação em que nos encontramos “Juntos somos mais fortes”.

O presidente da AAIPCA, João Pedro Pereira, considera que “O IPCAliza-te ’20, em contexto atual, foi a melhor forma de compensar os novos alunos e de manter a tradição e o espírito académico”. Acrescenta ainda que se sente “feliz e realizado por, em conjunto com a equipa AAIPCA, proporcionar momentos marcantes e transmitir uma mensagem de esperança, apostando na cultura e outras áreas fortemente afetadas pela COVID-19″.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enaltece a iniciativa dos estudantes. “É importante que aconteçam este tipo de iniciativas de integração aos novos estudantes. Sendo um ano atípico, parabenizo a forma como a AAIPCA se tem empenhado em manter viva as tradições da nossa academia. Esta foi, sem dúvida, uma iniciativa de sucesso que esperamos que cedo volte a ser realizada presencialmente”.

O evento organizado pela AAIPCA, produzido por Paulo Ferrão Produções, decorreu durante dois dias, tendo os vídeos um alcance de visualizações que a organização não estava a prever sendo desejo de todos que o IPCAliza-te volte em formato presencial.