Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da AAIPCA e da nova Provedora do Estudante do IPCA
22 Dezembro 2021, 18:00• 3 min
No dia 21 de dezembro, tomaram posse os novos órgãos sociais da AAIPCA para 2021/2023 e a nova Provedora do Estudante, Liliana Pereira. Mariana Lima assumiu a presidência com o compromisso de promover uma academia coesa, enquanto Liliana Pereira se comprometeu a defender os direitos dos estudantes, dando continuidade ao trabalho da anterior provedora.
No dia 21 de dezembro, tomaram posse os novos elementos dos órgãos sociais da Associação Académica do IPCA para o mandato 2021/2023, e a nova Provedora do Estudante do IPCA, Liliana Pereira.
A sessão começou com o discurso do presidente da AAIPCA cessante e atual presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), João Pereira, que nas suas primeiras palavras disse que “era dia de agradecer”. O estudante reconhece que não foi um trabalho fácil nestes seis anos e que “a maior dificuldade foi a reinvenção de uma associação em tempos pandémicos, mas com a resiliência do corpo académico conseguimos dar a volta”.
João Pereira deixa ainda o desafio aos novos membros da AAIPCA: “ser e fazer mais do que os anteriores”.
Finda a tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAIPCA, foi a vez da nova presidente discursar pela primeira vez no púlpito do IPCA. “Há três anos não me passava pela cabeça ser a voz da AAIPCA. Estou certa de que assumirei com honra e rigor o meu papel”, adiantou Mariana Lima. As áreas pedagógicas, de integração, de ação social e desporto são o foco destes órgãos.
“Juntos somos mais academia! Este foi o lema da minha campanha e é por este lema que nos vamos reger em prol de uma academia mais coesa”, terminava a nova Presidente com um forte aplauso da plateia composto com estudantes, docentes, colaboradores e familiares dos novos membros.

Foi a vez da Presidente do IPCA endereçar uma palavras. Começou por elogiar uma vez mais o trabalho feito em prol dos estudantes pelo anterior Presidente da AAIPCA. “O João fez o que há 27 anos não imaginaríamos: ter um estudante do IPCA a representar os estudantes a nível nacional”.
Para os novos membros, a mensagem foi de agradecimento e apreciação por conseguirem “ter envolvido estudantes do 1º ano, que chegaram recentemente e já estão envolvidos em projetos académicos”.
Finda a tomada de posse dos novos elementos dos órgãos sociais da AAIPCA, seguiu-se a tomada de posse da nova Provedora do Estudante proposta pela AAIPCA.
Liliana Pereira, Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão, é a segunda provedora do IPCA e dá continuidade ao trabalho deixado por Irene Portela, provedora cessante.
No IPCA há 21 anos, primeiro como estudante e depois como docente, Liliana Pereira assume o cargo com enorme satisfação. “Estejam certos de que trabalharei de forma empenhada para defender os direitos e legítimos interesses dos estudantes do IPCA esperando não defraudar as vossas expectativas e demonstrar que a vossa escolha foi acertada”, defendeu a Provedora.
